Facebook “mata” botnet Lecpetex, que afectou 250 mil computadores
A policia grega efectuou duas detenções na passada semana, diz a Facebook.
A Facebook disse que A policia grega efectuou duas detenções na passada semana com ligação a um pouco conhecido botnet de spam chamado “Lecpetex”, que usava os computadores “hackados” para afectar a moeda virtual “Litecoin”.
Tantas quanto 50 mil contas de Facebook, foram afectadas e tantos quanto 250 mil computadores foram afectados mundialmente, primeiramente na Grécia, Polónia, Noruega, Índia, Portugal e Estados Unidos da América, de acordo com o post do blog da Facebook da Equipa de Infraestrutura de Ameaças.
Esta rede social descreveu as dificuldades em “abater” o botnet, cujos os criadores ludibriaram o Facebook através de mensagens deixadas em servidores que fariam parte da sua própria rede.
Quem esteve por trás do “Lecpetex” lançaram pelo menos 20 campanhas de spam entre Dezembro de 2013 e o mês passado, afetando o Facebook e outros serviços online. Algumas vitimas receberam mensagens privadas com um anexo”.zip” contendo um ficheiro “java jar”ou script de Visual Basic.
Esses ficheiros, se executados, recebiam então outros módulos de malware armazenados em sites remotos. Os módulos eram ou “DarkComet”, vastamente usado como ferramenta de acesso remoto que tem a possibilidade de “apanhar” credenciais de login, ou variantes do software que afetavam a moeda virtual “Litecoin, escreveu a equipa.
Alterando frequentemente e reenviando os anexos maliciosos, o “Lecpetex” derrotava os filtros do Facebook concebidos para parar este tipo de malware e evitar a sua propagação. O malware terá a capacidade de se actualizar sozinho por forma a invadir produtos antivírus.
A Facebook diz que chegou a outras infraestruturas e forças policiais quando se apercebeu que o software de segurança só por si não ia dobrar o “Lecpetex”.
“Em último recurso remediar uma ameaça como o “Lecpetex” requer a combinação de capacidades de análise técnica, colaboração na industria, agilidade em disponibilizar contra-medidas e cooperação de forças policiais, escreveu a mesma equipa.”
Na ipdroid estamos sempre disponíveis para esclarecer as suas dúvidas e ajuda-lo a escolher o melhor serviço de Alojamento Web, para o seu negócio, contacte-nos.
Telefone. 262 787 130
E-mail. [email protected]